quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Especulação na Azeitona e Azeite

Nas conversa que tenho tido com diversos olivicultores sobre o preço da azeitona e consequentemente com o preço do azeite, um ponto comum vem à baila em todas elas, que o facto de que alguém anda a ganhar fortunas com este negócio.
Se o preço da matéria-prima (azeitona) desce junto do produtor, o mais normal numa economia de mercado é que o preço dos produtos (azeite) que de si derivam desça também. Errado. O preço do azeite não tem acompanhado a descida do preço da azeitona e para este ano, após uma colheita que em termos de quantidade foi soberba, será de esperar que o preço do azeite desça, mas tal sinal não se está a verificar.
Perante esta situação, resta saber quem nos está “ a ir ao bolso”, sabendo de antemão que os olivicultores não são.
Será pedir muito ou será Politicamente (in)Correcto?

1 comentário:

  1. Pertinente este reparo, amigo Duarte, mas ele pode estender-se a tudo o que é produzido em espaço rural. Sabe quanto recebe um agricultor por 1 KG. de trigo? à volta de 12 cêntimos. Então quando o amigo Duarte tiver oportunidade, veja em qualquer loja do ti Belmiro quanto custa 1 Kg. dos flocos de cereais mais fatelas que encontra nas prateleiras. E 1 Kg. de agriões a 10 Euros? Mais caro do que um quilo de vitela!!! E no badalado Pingo Doce, um quilo de poejos a 75€ , isso mesmo amigo Duarte, 15 velhinhos contos de réis. Na minha aldeia, as vizinhas dão-se poêjos. Mas enfim, eu acho que o povo anda tonto com o barulho das luzes :-)

    ResponderEliminar