quarta-feira, novembro 25, 2009

Casamento de Homossexuais

Será justo o casamento entre Homossexuais? À luz da Igreja não mas à luz da sociedade actual parece-me que sim.
Numa Sociedade moderna não faz sentido privarmos qualquer cidadão do direito de contrair matrimónio com outro cidadão apenas porque ambos são do mesmo sexo. Sim porque é de direitos que estamos a falar, uma vez que a Constituição da República não permite qualquer tipo de descriminação, seja ela de origem de religião, orientação sexual, cor, raça, etc.
Antes de avançar mais nesta discussão, digo desde já que não concordo com o casamento entre homossexuais, nem com a adopção de crianças por parte de casais homossexuais, um tema tão intimamente ligado a esta discussão.
Mas será que o facto de não concordar me dá o direito de impedir quem está nesta situação?
Obviamente que não tenho esse direito, da mesma forma que sou contra o Aborto mas votei a favor de despenalização do mesmo, uma vez que a minha liberdade deve parar no momento em que se sobrepõe à liberdade dos outros, situação esta que é esquecida pela maior parte das pessoas sempre que achamos que os nossos interesses se devem sobrepor aos do outros.
Mas é esta última situação que a Igreja defende, isto é, sempre que a sociedade tenta mudar algo que as leis da Igreja proíbem, a mesma acha-se no direito de impor a todos os cidadãos (crentes ou não) as leis canónicas.
Todos os cidadãos devem ter os mesmos direitos e o direito ao casamento por parte de casais homossexuais é essencialmente uma questão de cidadania, pelo que o legislador o deverá legalizar e digo legalizar pois não me parece justo impedir os cidadãos de exercer em plenitude a sua cidadania.
Será pedir muito ou será Politicamente (in)Correcto?

1 comentário:

  1. Caríssimo, em relação ao casamento entre homossexuais e adopção pelos mesmos, refiro que, na minha modesta opinião, não devemos impedir que os direitos legais que assistem todos os heterossexuais sejam diferentes daqueles que assistem os homossexuais apenas porque os últimos têm uma opção sexual diferente.
    Se para efeitos económicos são cidadãos que também contribuem para o "desenvolvimento" do nosso país temos que fazer um "esforço" para que em termos culturais e sociais tenham os mesmos direitos e deveres que um cidadão heterossexual.
    Quanto à adopção por parte de casais homossexuais tenho a dizer que é tudo uma questão cultural. O cerne da questão está na mentalidade de povo latino que somos; essa atitude terá que mudar um dia ... e porque não começar agora.
    Se isso acontecer não vamos correr o risco de presenciar comentários homofóbicos relacionados com a "parentalidade" de crianças que venham a "beneficiar" deste tipo de adopção.
    Digo beneficiar, pois considero mais benéfico uma criança ser acolhida, educada, ter amor e carinho por parte de quem os acolhe (independentemente do sexo)do que permancer em instituições que, por vezes, não demonstram caractér humano no acolhimento destas e apenas funcionam como "depósitos", onde cada criança não consegue sentir o conforto e o aconchego de um verdadeiro lar.
    Não podemos esquecer que temos casos de crianças criadas apenas por um pai,por uma mãe, por tios, padrinhos e até hoje não se verificou que tenham sido discriminadas pela sociedade.
    Não será um problema meramente social e cultural?
    Um tema a refectir.
    Correndo o risco de plágio arrisco-me a escrever:
    Será pedir muito ou será politicamente incorrecto.

    ResponderEliminar