quarta-feira, novembro 25, 2009

Violência Doméstica

Sendo um fenómeno com o qual não posso de maneira nenhuma concordar, ao ver as intervenções dos deputados da Assembleia da República (através da AR TV), um sentido de injustiça para com os homens se levantou, aquando das intervenções acerca da celebração do Dia Internacional contra a Violência sobre as Mulheres.
Foi tónica comum, nas intervenções de todas as bancadas, a ideia de que a violência doméstica é sempre perpetrada pelos homens, sendo a vítima a mulher; mas será esta ideia real ou apenas mais uma das ideias preconcebidas que se tentam passar (principalmente pelo lobby femininista).
Na maioria dos casos que chegam à nossa justiça, é realmente o homem que pratica o crime em questão mas, existe uma pequena parte em que são as mulheres a agredir os seus companheiros.
É nesta pequena faixa que gostaria de desenvolver o meu raciocínio, considerando que estes homens são verdadeiros heróis ao reconhecerem publicamente que são agredidos pelas suas companheiras. Falo de heróis, uma vez que é precisa muita coragem para numa sociedade tendencialmente machista assumir que se foi agredido por uma mulher, sendo também necessária uma enorme coragem para um homem assumir que é uma vítima, uma vez que culturalmente (não podemos esquecer que somos latinos) o homem não se pode vitimar.
Penso que não deveria ser celebrado um dia contra a violência sobre as mulheres, quando associamos essa celebração ao combate à violência doméstica, uma vez que as mulheres não são sempre as vítimas. Por este motivo parece-me mais justo que seja celebrado um dia contra a violência doméstica, pois assim salvaguardaríamos todas as vítimas, sejam elas mulheres ou homens, todos os Humanos que neste fenómeno são envolvidos.
Será pedir muito ou será Politicamente (in)Correcto?

1 comentário:

  1. meu caro amigo parabéns pelo blog boa escrita bem argumentada. Um abraço josé maria painha

    ResponderEliminar