sexta-feira, dezembro 04, 2009

Médicos no Interior do País

Há uns dias atrás vi num dos muitos noticiários da nossa televisão que o Estado Português se preparava para oferecer mais um incentivo à “necessitada” classe médica, incentivo este que consiste num subsídio de aproximadamente 750€ mensais para que os médicos se sintam motivados a instalarem-se nas Províncias do interior de Portugal.
Será que é só a mim que esta medida soa a imoral?
Concordo, e penso que todas as pessoas concordarão, que todas as medidas que incentivem a fixação de população ou a fixação de profissionais no interior são de louvar, sendo que neste último campo podemos inserir a fixação de médicos.
Num interior que tanto sofre com os diversos défices de profissionais na área da medicina, todos os médicos que pretendam desenvolver a sua actividade nestas áreas serão poucos e decerto bem-vindos mas, não há custa dos já depauperados cofres do Estado, não há custa de beneficiar economicamente uma classe já de si beneficiada e com diversos tipos de privilégios na nossa sociedade.
Quando se envereda, na minha humilde opinião, pela carreira de medicina o objectivo e dever principal será o de ajudar os seres humanos que de cuidados médicos necessitem. Contudo, hoje em dia, parece-me que a maior parte dos médicos tem os objectivos um pouco confusos e apenas pensa na retribuição monetária que apenas os grandes centros populacionais lhes podem proporcionar.
Na mesma reportagem, foi entrevistado um médico que se fixou na Covilhã e que afirmou, um pouco indignado com esta medida (pelo menos assim me pareceu), que quando decidiu fixar-se no interior o maior incentivo foi o poder exercer a profissão que tinha escolhido, foi o poder fazer aquilo que é suposto os médicos fazerem, que é, prestarem os cuidados médicos a quem deles necessita.
Para mim bastaria uma proibição de exercerem a sua profissão no caso de recusarem uma colocação num hospital do interior, para esta situação ser resolvida e faço esta sugestão, pois os professores se não aceitarem o local onde são colocados pelo Ministério da Educação são inibidos legalmente de leccionarem durante um determinado período e penso que os professores (tal como qualquer outra categoria profissional) não são menos que os médicos.
A medida é bem-intencionada mas parece-me que está na hora de como o povo diz os médicos “terem vergonha na cara” e desempenharem a sua função.
Será pedir muito ou será Politicamente (in)Correcto?

Sem comentários:

Enviar um comentário